Blog - Grupo BIOS
Economia

7 vilões que roubam dinheiro do seu negócio sem você perceber

{{formataData('2017-08-23 14:07:33')}}

Sabia que você pode estar vendendo bem, mas perdendo dinheiro com isso? Confira situações que deixam sua empresa no vermelho sem que você perceba.

São Paulo – Um dos maiores desafios na hora de administrar uma empresa é manter as contas em dia – especialmente porque muitos donos de negócios não possuem experiência na área.

Tal lacuna é tão visível que muitos empreendimentos vão à falência em poucos anos: mais de um quarto das empresas com dois anos de vida acaba fechando as portas.

“Essas quebras ocorrem nitidamente por uma falta de conhecimento financeiro. O empreendedor não sabe lidar com conceitos como capital de giro, por exemplo”, afirma William Eid Júnior, coordenador do Centro de Estudos em Finanças da EAESP/FGV. “O aprendizado sobre o controle das finanças está diretamente relacionado ao sucesso da empresa.”

Muitas vezes, os donos de negócio focam no que os atraiu ao empreendedorismo – o desenvolvimento do produto – e se esquecem dos “bastidores”, como a área de contabilidade. “O gestor de qualquer empresa tem de estudar administração. Mesmo que não vire um especialista, é preciso ter noções básicas e conseguir olhar para dentro da sua própria empresa”, completa Tiago Oliveira, sócio da consultoria Brapartner.

Saber cuidar do seu empreendimento é uma tarefa que pode ser reduzida a uma expressão: governança corporativa. Mesmo que seja algo mais comum em grandes empresas, as PMEs também podem fazer uso do conceito. “Governança corporativa é você ter a contabilidade em dia, é controlar um fluxo de caixa, é comparar o orçamento futuro com o realizado, por meio de projeções”, exemplifica Oliveira.

Mas, para isso, é preciso buscar os conhecimentos necessários. “Só vejo um caminho, que é a busca pela formação. A maioria dos empreendedores não tem capacidade financeira de ter regularmente um profissional na área. Então, fazer cursos de finanças e melhorar por si só com certeza podem ajudar”, recomenda Bruno de Araújo, professor do curso de Ciências Contábeis do Ibmec/MG.

Gostou? Compartilhe

Leia também:

{{posts.post_excerpt}}

{{posts.post_title}}

{{formataData(posts.post_date)}}

ATENDIMENTO VIA WHATSAPP:

(62) 3223-0400

ENVIE UMA MENSAGEM PARA NÓS:

suporte@bios.inf.br

LIGUE PARA O GRUPO BIOS:

(62) 3223-0400


Grupo BIOS © 2024 | Todos os direitos reservados.
Rua 2, Qd 9 Lt. 29 - Parque Santa Cecilia, Aparecida de Goiânia - GO, 74919-325